16 de mar. de 2012

Usuários da bicicleta no BR

Como está distribuido o uso da bicicleta no Brasil?

Alguns números:
  • Frota nacional: 60 milhões de bicicletas 
  • Produção anual: 5 milhões de bicicletas (2004)
  • Ciclistas usuários por dia no Brasil: 24 milhões 
Utilização das bicicletas produzidas:
  • 53% para transporte 
  • 29% para uso infantil 
  • 18% para lazer e esporte 
(Fonte: ABRACICLO)

A foto abaixo representa aqueles que usam suas bicicletas para transporte, ou seja,  mais da metade dos ciclistas brasileiros.

Bicicleta usada para transporte e pequenas distâncias

Este é o público principal para o qual o Movimento ProCicloviasPG deverá continuar trabalhando, ou seja, melhorar as condições de segurança para aqueles que usam a bicicleta para: trabalho, escola, universidade, pequenas compras, tarefas diárias próximas da residência, passeios curtos com amigos e familiares.

Os atletas e desportistas em geral, que são menos de 18% dos usuários, atingem distâncias muito maiores, da ordem de 50 quilômetros ou mais, pedalam fora da região central e não são os típicos usuários da estrutura cicloviária urbana. Eventualmente os atletas e desportistas fazem uso da estrutura cicloviária quando estão a caminho das saídas da cidade, porém as ciclofaixas, ciclovias, para-ciclos, bicicletários são tipicamente utilizadas pelo ciclista comum em seus afazers diários e em deslocamentos curtos. Muitas das bicicletas dos atletas e desportistas custam R$5.000,00 ou mais e não é seguro deixá-las nos bicicletários presas apenas com um cadeado. Esse problema ocorre também na Europa, onde, em países como França e Holanda, os ciclistas urbanos usam bicicletas mais velhas e até com pintura riscada para não chamar a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário