7 de nov. de 2013

Mapa Cicloviário de Ponta Grossa - Prévia

O mapa abaixo mostra rotas de ciclovias (e/ou ciclofaixa e/ou calçada compartilhada) planejadas para nossa cidade, resultado do início da cooperação entre o ProCicloviasPG (e todos que mandaram sugestões e ideias) e o IPLAN de Ponta Grossa:

Prévia das rotas da estrutura cicloviária de Ponta Grossa - em 11/2013
As cores representam as etapas de implementação
Nota: a parte laranja escuro inferior não faz parte do plano preliminar

mas foi adicionada para "fechar" o anel cicloviário ao redor da cidade

A contribuição de todos foi fundamental. Ver nesta imagem que a intenção foi incorporar as sugestões. Sabemos que as interligações e conexões com as escolas, colégios, faculdades e universidades são importante, porém elas podem ser incorporadas quando cada etapa for implementada. O projeto inlcui a instalação de muitos bicicletários e paraciclos logo na primeira etapa que será a Ciclovia de Uvaranas (assim chamada pelo ProCicloviasPG).

Não paremos aqui, vamos (todos) continuar atualizando e sugerindo coisas novas - tudo que puder ser pensado e lembrado: sinalização para pedestres, cadeirantes e ciclistas, exemplos de outras cidades parecidas com a nossa (claro, eu sonho com Copenhagen, mas eles também começaram "do começo"). Existe a parte técnica dos projetos (IPLAN), a parte orçamentária (prefeitura, câmara e nossos deputados estaduais e federais) e a parte da decisão política para implementar (prefeito), então o importante agora é manter a mobilização e organizar um grupo (o Facebook é fundamental nesse momento) que possa continuar fazendo as cobranças. Com eu sempre digo, o trabalho somente estará terminado (?) quando todos pudermos pedalar com segurança nas ruas de Ponta Grossa e nossa cidade tornar-se verdadeiramente amiga das bicicletas e dos ciclistas (e dos pedestres e cadeirantes).

Um comentário: