15 de mar de 2012

Eldon Jung comenta ProCivloaisPG no grupo "cicloativismo" do Facebook

O Facebook recentemente tornou-se a mídia social preferia para os movimentos sociais. O ProCicloviasPG criou uma página (link) e um grupo (link) no Facebook e vários de seus integrantes vem participando de outros grupos cicloativistas no Facebook.

Talvez o grupo mais representativo dos cicloativistas seja o "cicloativismo" e o ProCicloviasPG vem postanto regularmente suas atividades lá. Recentemente divulgamos que a integrante do ProCicloviasPG Fátima Ribeiro participou de um seminário sobre políticas públicas promovido em nossa cidade. Para nossa satisfação o Eldon Jung "curtiu" o post e respondeu meu comentário confirmando que ele nos encoraja e torce pelo Movimento.

Para entender o que significa "aparecer no radar" do Eldon aqui vai uma síntese de suas atividades:  Eldon é um empresário que vem trabalhando pela implantação e melhoramento da estrutura cicloviária em Blumeneu, SC, desde os anos '80. Isso mesmo, por cerca de 30 anos! O Eldon é co-fundador e foi presidente da ABC, a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias. No mês de abril de 2011 tivemos a satisfação de visitar aquela cidade para conhecer sua estrutura cicloviária onde fomos recebidos de maneira incrivelmente amigável pelo Carlos Roberto Pereira, o atual vice-presidente da ABC. Temos um carinho especial pela ABC pois o nome do nosso Movimento foi claramente inspirado no nome daquela associação. E mais que em seu nome, nos inspiramos também em seus métodos e objetivos.

Assim, nos sentimos apoiados não só pelo Eldon Jung como representante de uma importante associação de ciclistas, mas, e talvez principalmente, pelo fato do seu apoio significar que estamos na direção certa ao interagir abertamente com os partidos políticos que pretendem de fato assimilar os conceitos de mobilidade urbana sustentável e integrar esses conceitos aos seus planos de governo. Mesmo que a situação "periférica" dos ciclistas melhore através de obras pontuais, o cerne da questão é a legislação, como a implantação de uma "Lei da Bicicleta" na cidade. Sem uma legislação clara a questão da mobilidade por bicicleta continuará a critério, ou pior, dependerá da preferência pessoal e circunstancial do executivo e isso não é admissível em uma democracia.

Nosso muito obrigado ao Eldon Jung e a todos os que já lutam há algum tempo pela causa do cicloativismo e por condições mais seguras para todos os ciclistas do país.

Curta entrevista do Eldon Jung:

Post no Facebook e comentário do Eldon Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário