11 de mar. de 2012

Fantástico pedala pelas ruas de SP e mostra guerra entre ciclistas e motoristas

Chamada para o programa de 11/03/2012

O Fantástico (?) da Globo, tal como um tablóide de Londres faria, usa expressão "guerra" em chamada sensacionalista de matéria sobre uso de bicicletas nas ruas no Brasil.

Não somos inocentes nem pensamos que não existe um sério conflito entre os vários modais de transporte, e, sendo que a bicicleta é o menor e máis fágil dentes eles, surgem todos os tipos de problemas que presenciamos todos os dias em cidades grandes ou pequenas.

Porém, ao usar o termo "guerra" a Rede Globo alimenta uma situação já conflituosa e o preconceito contra as bicicletas como meio de transporte. Não se enganem amigos, esta é a mesma emissora que produz o BBB, o que fala muito sobre seu real interesse: propagar conflitos e desentendimentos e depois utilizar essa audiência para vender comerciais - pois são comerciais que realmente geram o lucro de uma empresa de mídia comercial.

Texto da chamada: "A repórter Renata Ceribelli saiu pedalando pelas ruas de São Paulo para ver de perto da guerra entre ônibus, carros e bicicletas. Será que existe espaço para ciclistas na maior cidade do Brasil? É possível uma convivência pacífica?". À primeira vista parece normal, o problema está sob a superfície.

Link para a matéria da Gobo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário