13 de out. de 2011

Pato Branco - Bicicleta, mesmo com "topografia desfavorável"

As fotos abaixo mostram um passeio ciclístico promovido pela prefeitura de Pato Branco. As fotos seguintes mostram vários trajetos dentro de Pato Branco e sua topografia, fortemente acidentada. Para comparação, incluímos um mapa de um trajeto proposto para ciclovia em Ponta Grossa, do campus da UEPG em Uvaranas até a Bungue Alimentos próximo ao trevo do Vendrami (entrada sul da cidade).

Não é difícil perceber que o argumento da "topografia desfavorável" não está impedindo a prefeitura de Pato Branco de promover o uso da bicicleta.

Pensamos que este argumento vem sendo constantemente repetido em Ponta Grossa até que a população passe a acreditar nele. Como disse um certo propagandista durante a segunda guerra "uma mentira repetida milhares de vezes, torna-se uma verdade".

Vamos rejeitar esse argumento. Ponta Grossa tem potencial para ciclovias. É uma questão do poder público parar de evitar o assunto e mostrar um pouco de vontade em atender as reivindicações da população e aumentar a segurança para nossos ciclistas.

Agora, as fotos.



Observe a declividade desta rua



Observe a declividade desta rua

Observe a declividade desta rua







Agora observe os mapas abaixo com vários trajetos cortanto a cidade de Pato Branco. Observe que Pato Branco é uma cidade de relevo muito acidentado, como Ponta Grossa.

Observe no quadro a grande declividade do trajeto - link

Observar a declividade no quadro - link

Observar a declividade no quadro - link

Agora um mapa, com relevo, da proposta de trajeto de uma ciclovia do campus da UEPG (Jardim Paraíso) em Uvaranas até a Bungue Alimentos no Vendrami, passando pelas seguintes ruas: Saída Jardim Paraíso, Av Carlos Cavalcanti, Av Bispo Dom Geraldo Pelanda, Parque Ambiental, R Benjamim Constant, Av Silva Jardim, Av dos Vereadores, Linha Férrea desativada até a Bungue Alimentos. Observe que o trajeto é muito plano porque segue o leito da antiga linha férrea praticamente em toda sua extensão de 12km.

Observe a extensão de 12km - link
A conclusão é que em Pato Branco a prefeitura resolveu estimular o uso de bicicleta, apesar do terreno acidentado. A população parece que não vê nisso um problema e levou suas bicicletas para as ruas.

2 comentários:

  1. Olá. Criei esta petição online pedindo a prefeitura de Pato Branco a criação de uma ciclovia na cidade para acesso às universidades. Pois quem faz este trajeto sem a ciclovia sofre risco de perder a vida.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Implementacao_de_uma_ciclovia_no_centro_da_cidade_de_Pato_BrancoPR/?copy

    ResponderExcluir
  2. É importante ressaltar que o evento ciclístico mostrado nessa reportagem não é executado pela Prefeitura Municipal. O Passeio Ciclístico - Alex Araújo completou seus 10 anos no ano passado, sendo realizado anualmente desde 2003, e é uma iniciativa de um empresário patobranquense com o apoio de diversas empresas e da prefeitura.
    Estamos hoje num debate forte a respeito das ciclovias em nosso município e no dia 13 de março haverá uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, sob minha proposição, para debatermos um Plano Cicloviário Municipal.

    ResponderExcluir