Mapas de relevo e técnicas de computação gráfica com software para construção de rotas podem ajudar na avaliação de rotas para ciclovias e/ou ciclofaixas.
Estamos utilizando estas técnicas para avaliar objetivamente se Ponta Grossa comporta investimento em estrutura cicloviária. Sempre que a discussão é uso da bicicleta em Ponta Grossa ouvimos o argumento que "a topografia não favorece" ou que "temos muitas subidas", etc, etc... Todos já devem ter ouvido estes argumentos daqueles que se opõe às ciclovias. Há aqueles que são contra ciclovias e não apoiam investimento em estrutura cicloviária! E enquanto isso nossa cidade vai caminhando para trás em segurança viária, proteção ao meio ambiente, inclusão social, etc, etc...
O principal objetivo do ProCicloviasPG é levantar informações geográficas reais e verificar se os argumentos acima se sustentam em frente aos dados. O software utilziado é uma versão online de software SIG. Abaixo há vários mapas com animações gráficas que representam percursos em várias regiões da cidade com suas altitudes. Ver também esta imagem (link) com todas as rotas sugeridas.
Ciclovia Uvaranas - O trecho é plano e demonstra possibilidade para construção de ciclovia:
Ciclovia Nova Rússia - O trecho é plano e possibilita a instalação de ciclovia ligando o Shopping Palladium (Terminal Central) com o Shopping Total e indo até o Terminal da Nova Rússia:
Ciclovia Esplanada - O trecho é plano e possibilita a instalação de ciclovia - a ciclovia existente em parte do trajeto está muito deteriorada:
Ciclovia Oeste - Este trecho é um dos mais favoráveis à crição de uma ciclovia e ligará os bairros da Chapada ao Terminal da Nova Rússia:
Ciclovia Vendrami - O trecho plano utiliza a antiga linha férrea, portanto é a situação mais favorável para construção de ciclovia. O mapa mostra trajeto do Terminal Central até a Bungue Fertilizantes (Vendrami) portanto uma grande extesão praticamente em nível, sem subidas nem descidas:
Obs.: Notar a suave declividade ao longo da antiga linha férrea.
Ciclovia Santa Paula - Em trecho relativamente plano poderá fazer a ligação do Santa Paula com o Terminal da Nova Rússia. Será uma opção em horários de menor frequência de ônibus ou para aqueles que desejam usar a bicicleta:
Abaixo mostramos alguns mapas nos quais se pode observar a real dificuldade de implantação de ciclovias e/ou ciclofaixas em alguns pontos da cidade
Terminl Central - Ronda - Santa Paula - Este trajeto é muito difícil para bicicletas, porém toda a região do Santa Paula é relativamente plana e pode ter ciclovia e/ou ciclofaixa. Bicicletários para integração com transporte coletivo ajudariam muito. Esta região da cidade dificilmente será atendida por ciclovia ligando diretamente ao centro (observar gráfico de declividade no mapa abaixo):
Volta de 60 km em torno de Ponta Grossa. Este trajeto foi colocado para comparação pois mostra a grande decivlidade ao redor da cidade fora dos espigões, principalmente quando utilizamos a direção norte-sul:
As imagens abaixo mostram alguns recursos que podem ser utilizados para analisar os mapas de relevo, escolhendo as rotas com menor declividade. Com a utilização de software moderno e grande base de dados geográficos, apenas a criatividade será o limite para os projetos que Ponta Grossa tanto precisa.
Ciclovia Uvaranas - O trecho é plano e demonstra possibilidade para construção de ciclovia:
Ciclovia Nova Rússia - O trecho é plano e possibilita a instalação de ciclovia ligando o Shopping Palladium (Terminal Central) com o Shopping Total e indo até o Terminal da Nova Rússia:
Ciclovia Esplanada - O trecho é plano e possibilita a instalação de ciclovia - a ciclovia existente em parte do trajeto está muito deteriorada:
Ciclovia Oeste - Este trecho é um dos mais favoráveis à crição de uma ciclovia e ligará os bairros da Chapada ao Terminal da Nova Rússia:
Ciclovia Vendrami - O trecho plano utiliza a antiga linha férrea, portanto é a situação mais favorável para construção de ciclovia. O mapa mostra trajeto do Terminal Central até a Bungue Fertilizantes (Vendrami) portanto uma grande extesão praticamente em nível, sem subidas nem descidas:
Obs.: Notar a suave declividade ao longo da antiga linha férrea.
Ciclovia Santa Paula - Em trecho relativamente plano poderá fazer a ligação do Santa Paula com o Terminal da Nova Rússia. Será uma opção em horários de menor frequência de ônibus ou para aqueles que desejam usar a bicicleta:
Abaixo mostramos alguns mapas nos quais se pode observar a real dificuldade de implantação de ciclovias e/ou ciclofaixas em alguns pontos da cidade
Terminl Central - Ronda - Santa Paula - Este trajeto é muito difícil para bicicletas, porém toda a região do Santa Paula é relativamente plana e pode ter ciclovia e/ou ciclofaixa. Bicicletários para integração com transporte coletivo ajudariam muito. Esta região da cidade dificilmente será atendida por ciclovia ligando diretamente ao centro (observar gráfico de declividade no mapa abaixo):
Volta de 60 km em torno de Ponta Grossa. Este trajeto foi colocado para comparação pois mostra a grande decivlidade ao redor da cidade fora dos espigões, principalmente quando utilizamos a direção norte-sul:
As imagens abaixo mostram alguns recursos que podem ser utilizados para analisar os mapas de relevo, escolhendo as rotas com menor declividade. Com a utilização de software moderno e grande base de dados geográficos, apenas a criatividade será o limite para os projetos que Ponta Grossa tanto precisa.
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Mapa (Rota 7) com elevações |
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Mapa (Rota 7) vista 3d |
Não falem em CONSTRUIR, isso assusta a prefeitura... Na verdade, ao meu ver, PG pode pintar as ciclovias naas ruas, fazendo os veículos respeitarem as leis de transito e ensinando as outras cidades do Brasil e do mundo a mostrar que pode-se viver em armonia nas ruas.
ResponderExcluirOutra coisa, ciclista que sairam as ruas, não serão qualquer criança e sim pessoas que necessitam da bike para ir e vir de seus trabalhos e/ou treinos, não sendo para mero passeio ciclistico, o que geralmente se pensa ao falarmos de ciclovia. Claro que poderemos vir a ver crianças pedalando pelas ciclovias, mas sabemos que os pais irão ser responsaveis pelos seus entes queridos e ensinaram que ali na rua, não é lugar deles sem vigilancia dos responsáveis, certo ?
Abraços, Bisneto.