15 de abr. de 2012

Diário dos Campos: Mobilidade Urbana Sustentável - 15/04/2012

Abaixo o artigo, tal como publicado no jornal.

Todas as manhãs vamos ao trabalho, estudos, compras, visitamos outras pessoas, etc. Utilizamos as calçadas, ruas, praças, estacionamentos, garagens e quase sem perceber assumimos que o carro é a melhor maneira para para esta locomoção.

Os que vão a pé ou de ônibus são vistos com certa inferioridade, como se o transporte que utilizam medisse seu sucesso social. Os que optam pela motocicleta, por sua agilidade ou economia, expõem-se ao clima e perigos do trânsito. Os que usam a bicicleta são vistos como um estorvo – algo que deve ser tolerado, mas que não deveria estar ali, pois atrapalha.

Pensamos apenas em trânsito, não pensamos em mobilidade. Mobilidade é o exercício do direito de ir e vir, de maneira contínua, segura, saudável, e, ouso dizer, prazerosa - parte da experiência diária da cidadania. Mobilidade deve oferecer o mesmo conforto de assistir televisão ou ver as crianças brincarem no jardim e não deveria ser algo desagradável que somos forçados a fazer para chegar ao nosso destino.

Neste espaço o Movimento ProCicloviasPG irá discutir ideias que possam contribuir para uma cidade melhor para todos, voltada para seus cidadãos, para aqueles que deslocam-se de todas as formas e não somente com automóveis. Uma experiência de mobilidade com menos estresse, mais inclusiva, menos poluente, mais saudável, mais moderna e mais segura certamente irá beneficiar a todos.

Participe da discussão e contribua com suas ideias, acesse:
http://prociclovias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário