18 de fev de 2013

Visita à AMTT - 18/fev/2013

Olá todos - o blog do ProCicloviasPG está de volta!
   
   Hoje fomos recebidos pelo Sr. Eduardo Kalinoski, presidente da AMTT (Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte) de Ponta Grossa. Nossa visita, à convite do Kalinoski, foi para iniciarmos colaboração para estudo e implementação de soluções para o sistema viário da cidade, mais especificamente nos aspectos que o ProCicloviasPG pode contribuir: soluções para a questão da Mobilidade Urbana por veículos não motorizados, em nosso caso, a bicicleta.
  
AMTT
Prefeitura de Ponta Gross
a
   Em reunião de mais de duas horas o Kalinoski nos explicou como a atual administração pretende trabalhar de maneira colaborativa com a população, ouvindo reivindicações e criando espaço para que a própria população contribua com soluções. Isso ficou bem claro pela maneira receptiva com que nos ouviu, pela atenção quando falávamos das nossas reivindicações, e pelo respeito à nossa visão da cidade. O Kalinoski parece entender que as pessoas mais próximas dos problemas são, muitas vezes, aquelas que melhor conseguem enxergar a solução. Evidentemente a implementação das propostas passa por um processo burocrático mais complicado de alocação de recursos, elaboração e submissão de projetos, licitação e execução de obras - mas isso é parte inerente dos processos de administração pública.
  
   Em contrapartida, pudemos expor nossas expectativas, principalmente com relação ao envolvimento de vários setores da sociedade, notadamente a participação do intelecto acadêmico disponível em nossas várias faculdades e na UEPG, o que foi bem recebido pelo Kalinoski. Na verdade, ele mesmo antecipou esse anseio do ProCicloviasPG dizendo que já está iniciando contato com professores de várias áreas para que as soluções sejam desenvolvidas "in situ" , ou seja, que o estudos e projetos tenham forte participação dos que vivem e trabalham em Ponta Grossa, em especial da área acadêmica.
  
   Pudemos deixar com o Kalinoski, em mãos, vários dos nossos projetos já propostos: Ciclovia Recreativa, Ciclofaixa de Domingo, Bicicletários nos Terminais de Ônibus, mapa com mais de 100km de ciclovias para Ponta Grossa, proposta para Ciclovia da Av. Carlos Cavalcanti, e uma lista condensada das nossas reivindicações, premissas e objetivos para atingir uma verdadeira Mobilidade Urbana Sustentável em nossa cidade.
  
Estado do Paraná
   Durante a reunião fomos acompanhados por uma representante do Paraná Cidade, a Nagila Freiria. A Nagila está desenvolvendo estudo para futura implantação do Plano de Mobilidade, uma exigência para cidades do tamanho de Ponta Grossa. O ProCicloviasPG irá desenvolver parceria funcional com a Nagila no sentido de colaborar com todo nosso material para que o Paraná Cidade possa desenvolver seu trabalho com bastante efetividade no sentido de oferecer a Ponta Grossa o melhor apoio para que o Plano de Mobilidade torne-se uma realidade o quanto antes.
  
   Ainda, o Mark Eros da Fundação Municipal de Turismo trouxe o importante assunto do desenvolvimento do cicloturismo e turismo rural em nossa região - ou seja, para que essa grande vocação da cidade seja finalmente reconhecida e valorizada na forma de projetos que, harmoniosa e ecologicamente, venham a beneficiar este setor da economia da cidade.
  
   Nossa próxima ação será oferecer à AMTT e à secretaria de planejamento mapas mais detalhados das propostas para rotas de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Estes mapas foram elaborados usando modernas ferramentas de processamento geográfico e incluem perfis altimétricos para os percursos, facilitando assim a visualização das rotas. Ainda, fomos convidados para participar de futuras reuniões de setores administrativos que lidam com a questão da mobilidade, a próxima delas já nesta quarta feira, dia 20/02/13, na prefeitura.
  
   Consideramos que as desilusões e frustrações no trato com a administração anterior são águas passadas e nos sentimos renovados para colaborar com soluções sustentáveis para a questão da mobilidade urbana em Ponta Grossa - principalmente por veículos não-motorizados. Se você compartilha desse sentimento, junte-se ao Movimento, pois assim você fará parte da solução - e isso é uma boa coisa para fazer parte!
  
   Saudações cicloviárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário