25 de fev. de 2013

Carreta faz manobra arriscada no centro da cidade

Ponta Grossa deve ser a única cidade de seu tamanho que permite tráfego irrestrito de caminhões de qualquer tamanho no centro da cidade em qualquer horário. As fotos abaixo mostram a manobra que um caminhão carreta (isso mesmo, cavalo e carroceria) fez durante conversão da R. Padre João Lux à R. Engenheiro Schamber no dia 25/02/2013 às 11:00 horas da manhã. O caminhão dirigia-se ao supermercado BIG para uma entrega.

Durante a manobra a carroceria atingiu uma caixa ligação de telefone ("armário") que se localiza na esquina. O motorista evitou atingir outros automóveis, mas não saiu do veículo para ver o que havia ocorrido. A caixa encontra-se na calçada, o que significa que ele poderia ter atingido transeuntes e outros objetos pois a posição da cabine durante a manobra o impedia de ver o que estava próximo da traseira da carreta.

E o que o ProCicloviasPG tem a ver com isso? Somos um grupo ativista que promove o uso seguro do transporte não-motorizado, principalmente a bicicleta. Em nossa missão está também colaborar para que os pedestres e todos os outros tipos de transportes não-motorizados sejam respeitados, portanto denunciar esta ocorrência está dentro da nossa 'alçada'.

Iremos protocolar esta ocorrência na prefeitura e na AMTT, pois entendemos que a lei (iremos descobrir se existe alguma lei) que impeça o trânsito de caminhões desse porte no centro da cidade deve ser aplicada sem exceções. O Brasil é o país das leis que "não pegam". E por que "não pegam"? Pelo simples fato do poder público não aplicar a lei. Se a lei "não pega" é por preguiça ou descaso do poder público. Não investir na polícia, na guarda municipal, no judiciário é uma ótima maneira para que a lei "não pegue". Isso que ocorreu hoje aqui, no centro da cidade, foi um absurdo. Entre outros absurdos - chegaremos a eles em tempo.

Quer ajudar a monitorar o poder público? Denuncie, denuncie, denuncie tudo que achar que pode estar infringindo uma lei. Caso não haja uma lei, mobilize-se para que uma seja criada. Este é único jeito de mudar o país - de baixo para cima. Se você ficar sentado esperando, claramente nada irá mudar.


Carreta tenta conversão da Pd. João Lux para Eng. Schamber

Motorista prossegue com a manobra arriscada

Caminhão passa a menos de 10 cm do automóvel

Funcionária da AMTT presencia a manobra

Caixa de ligação de telefone danificada

Caixa de ligação de telefone danificada

Caixa de ligação de telefone danificada

Nenhum comentário:

Postar um comentário