1 de mai de 2012

UEPG e PUC/Ctba realizam pesquisa sobre uso de bicicleta em Ponta Grossa

Neste 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, participamos dos eventos comemorativos no Clube do Trabalhador, na Vila Dona Luzia, porém com um objetivo especial e muito importante.

Bem ao estilo do ProCicloviasPG, pudemos ajudar na viabilização de uma pesquisa sobre hábitos, rotas e impedimentos para uso da bicicleta como meio de transporte pelos trabalhadores em nossa cidade. A pesquisa, realizada pelo Prof. Cassiano Ricardo Rech (UEPG - Depto. Educação Física), pelo Prof. Marilson Kienteka (PUC/Ctba - Depto. Educação Física) e por acadêmicos de Educação Física / UEPG, utilizou um questionário para entrevistar mais de 400 trabalhadores. Os resultados serão analisados e produzirão dados importantes sobre os hábitos dos trabalhadores no uso da bicicleta, rotas entre suas residências e locais de trabalho e outras informações.

Estudos como este é o que precisamos para conhecermos melhor a situação dos moradores que escolhem a bicicleta para seu transporte. Isso nos ajudará na avaliação dos problemas enfrentados pelos ciclistas e assim poderemos apresentar melhores propostas à administração municipal e à Câmara dos Vereadores.

Esta triangulação entre as universidades, os movimentos sociais e a administração pública é a melhor maneira de trazer as mudanças que tanto precisamos para a mobilidade urbana em Ponta Grossa pois abre o diálogo entre os grupos, produz informações científicas sólidas e desperta a consciência de todos pois a própria população participa e pode ajudar na elaboração das propostas.

Mais uma vez, ficamos muito felizes pela oportunidade e queremos agradecer ao Prof. Cassiano, Prof. Marilson (e suas equipes) e ao Sr. Mauro Cesar Pereira (Presidente do Sindicado dos Metalúrgicos) que acreditaram e viabilizaram este importante projeto. Agradecemos ao Instituto Cidade Viva que nos cedeu espaço para a coleta de assinaturas para o abaixo assinado pela Ciclovia de Uvaranas. Abaixo algumas fotos do evento de hoje:

Prof. Marilson, Prof. Cassiano e Fátima
Prof. Cassiano verifica as entrevistas

Prof. Cassiano orienta entrevistadores
Entrevista

Entrevista
Entrevista

Entrevista
Entrevista

Prof. Cassiano e Prof. Marilson falam
à TV Educativa sobre o projeto
Aluno realiza entrevista enquanto o
Prof. Cassiano fala à TV Educativa

Tradicional coleta de assinaturas
pela Ciclovia de Uvaranas
Faixa e banner do ProCicloviasPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário