27 de mai de 2012

Deputados lançam Frente em Defesa das Ciclovias - ProCiclovias faz pronunciamento na Audiência Pública sobre o Plano Diretor

No mesmo dia (24/05/12) que participamos da Audiência Pública sobre o Plano Diretor na Câmara dos Vereadores da Ponta Grossa, a Câmara dos Deputados Federais lançava a Frente Parlamentar pela Defesa da Ciclovia, que conta com mais de 200 deputados. Que ótima coincidência.

Plano Diretor com a
participação da sociedade
Pudemos apresentar algumas sugestões para melhorar o Plano Diretor, principalmente relativo a questões de mobilidade, não somente por bicicleta, mas para todos que usam o transporte não motorizado. Pelos projetos de lei que a Câmara disponiblilzou em seu site (link), o Plano Diretor ainda não contempla, de maneira mais decisiva e clara, o tema da mobilidade urbana. A terminologia usada, os projetos, diagramas e outros itens do plano, falam somente de transporte por autmóveis e ônibus. O Projeto de Lei 396/2011 - Sistema Viário (link) detalha os as ruas da cidade e os tipos de vias, mas não menciona a construção de nenhuma obra relativa a estrutura cicloviária, o que é bastante deceipcionante dado o atual momento de fomento de uso da bicicleta nas cidades do Brasil e do mundo. Não foi dada nenhuma ênfase para nenhum tipo transporte ativo, por exemplo, os cadeirantes ou os pedestres. O ciclista, infelizmente, não é nem citado como usuário das vias urbanas. Isso mostra que ainda temos um longo caminho pela frente para oferecermos segurança aos ciclistas da nossa cidade. A Fátima Ribeiro fez pronunciamento na tribuna explicando aos nossos vereadores a importância de abordar a mobilidade urbana, de maneira clara, no Plano Diretor.

Esta semana iremos protocolar na Câmara sugestões e alterações para o Plano, em forma de carta de apelo e sugestões ao projeto. Representaes do Grupo Pedal Noturno também estão trabalhando nas alterações, e pensamos em todos assinarmos as sugestões em conjunto, mostrando assim que vários grupos de ciclistas em Ponta Grossa estão juntos nessas reivindicações. Participe conosco, mesmo que você não pedale, envie email para: prociclovias@gmail.com.

Veja abaixo vídeo do lançamento da Frente Parlamentar.



"Foi lançada hoje, 24 de maio, em Brasília a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. E a forma como o lançamento foi feito não poderia ser mais coerente. Foi pedalando que deputados e defensores da bicicleta como importante e ecológico meio de transporte divulgaram seus objetivos. O passeio foi na Esplanada dos Ministérios."

Link para a matéria da TV Câmara aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário