14 de out. de 2011

Ciclovia (nos Estados Unidos) = Ciclovia Recreativa




"Algumas vezes é mais fácil não fazer nada; se você não fizer nada, ninguém reclama - mas eles estão fazendo algo"

4 comentários:

  1. Hoje vi um panfleto de mobilidade sustentavel que fez eu desacreditar o movimento, tudo bem que é necessario conscientização, inclusive de ciclistas em Ponta Grossa, mais sinceramente, fazer esses folders em parceria com a VCG, é o cumulo da ignorancia e me faz pensar que quem aceitou tal "aliança" jamais andou de bicicleta cotidianamente em PG. Digo isso porque é comum alias quase que rotina ser desrespeitado no transito por onibus da VCG, quando eu digo desrespeitado nao estou dizendo que os onibus "não dão preferencia" digo desrespeito porque os onibus passam a 80 km/h a 5 cm dos ciclistas e esse tipo de coisas. Só fazendo uma lembrança do conteudo do folder, em um dos itens estava escrito que o "ciclista DEVE indicar com o braço a mudança de pista e suas açoes" ou algo semelhante mais tal ação no transito de ponta grossa é um risco iminente.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo: "O objetivo do Movimento é conscientizar a população acerca dos benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente, para a melhoria da mobilidade urbana, para a saúde e a inclusão social, bem como reivindicar, junto à administração pública, espaços para que os ciclistas possam pedalar com segurança." Sendo assim, temos que estabelecer um diálogo maduro com todos os setores, principalmente com aqueles que são importantes na questão da mobilidade, exemplo: prefeitura, câmara dos vereadores e transporte público, neste caso, a VCG. Nossa missão é sensibilizar estas instituições para as necessidades dos ciclistas em PG, portanto continuaremos este diálogo. De fato, há conflito entre vários meios de transporte que competem pelo uso das ruas, porém consideramos que a solução seja o diálogo quando for possível e a cobrança dura quando for necessária. Você é uma pessoa de opinião forte e poderia ajudar muito todos os ciclistas de PG com um trabalho positivo e construtivo. Convidamos você para colaborar com suas ideias e necessidades, então por favor mande email e compareça em nossa próxima reunião. Obrigado pelo comentário!
    Obs.: Fique à vontade para criticar, porém use linguagem educada e não ofensiva.

    ResponderExcluir
  3. Olá ProCiclovias, primeiramente desculpe-me o desleixo de postar como anonimo, foi involuntário. Agora, vou esclarecer o ponto central da minha critica, que é: a empresa de onibus de Ponta Grossa tem uma postura de descaso com os ciclistas, e a produção destes folders não é nada alem de atitude hipocrita, digo isso com toda certeza, pois sou ciclista (pedalo aproximadamente 80 km por semana) a bicicleta é meu principal meio de transporte, e em pelo menos 3 oportunidades, sofri com o descaso da VCG, nessas situações sofri com a imprudencia dos motoristas da empresa, e ao ligar para reclamar junto a ouvidoria, ouvi em todas as oportunidades a mesma resposta: "iremos apurar, os motoristas são profissionais, você deve tomar cuidado" ao passar o numero do onibus pedi para a atendente repetir o numero para que eu pudesse ter certeza que ela havia anotado certo e ela me disse: "vc pode repetir?" o que quer dizer que ela não havia ao menos anotado. Assim, eu entendo o objetivo do movimento e não o critico, mais acho que essa ação de dialogo pela parte da VCG fica apenas no discurso, não adianta você alegar uma coisa e sua ação ser totalmente distinta do seu discurso. O movimento é louvavel e completamente legitimo, porém, deve-se ter cuidado, para na ação de dialogo não acabar por compactuar com atitudes imprudentes da empresa que tem total descaso humano, e tem como objetivo o lucro.
    Não acredito que minha critica não seja construtiva e se o movimento interpreta assim, por favor desconsiderem ela, mais eu realmente sou totalmente contra a propagação da hipocresia ironica da VCG, e por entender a magnificancia do ProCiclovias, é que executo essa critica, e acho que um debate maduro não gira em torno de aceitar passivamente a imposição da empresa. Vou aproveitar para finalizar, me desculpando com o ProCiclovia se usei de linguagem ofensiva, em ambos os comentarios e me desculpar tambem se estou na categoria "Se não ajuda,não critica." Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Caro Diego,

    Seus comentários são muito importantes e relevantes, e estaremos discutindo as questões que você apresentou. Entraremos em contato em tempo oportuno para que você participe das nossas ações, se assim desejar. Abraços.

    ResponderExcluir