11 de out. de 2011

Diário dos Campos: Movimento propõe rotas para bicicletas

Luciana Almeida

Em alguns pontos da cidade, já há áreas destinadas a ciclistas

















O Movimento Pró-ciclovias de Ponta Grossa está propondo, através do site, www.bikemap.net, a participação da comunidade no envio de sugestões sobre rotas para a construção de ciclovias. As propostas, ainda este ano, serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Planejamento. A ideia é garantir incentivo à utilização de meios de transporte alternativos no município.

“Ao longo de diversos debates desenvolvidos, concluímos que as rotas alternativas têm que atender aos trabalhadores. Assim, estamos desenvolvendo projetos de rotas para bicicletas para que, futuramente, ciclovias possam ser construídas”, explica Cloter Migliorini Filho, do Movimento Pró-ciclovias. Os mapas já existentes podem ser consultados por qualquer pessoa. “Inclusive é possível verificar, nesses mapas, se nas rotas há subidas ou descidas, por exemplo”.

De acordo com ele, objetivo é garantir que essas rotas alternativas estejam integradas com o sistema de transporte coletivo. “Claro que não adianta construir ciclovias em vias em que há subida muito íngreme, mas há ruas em que as ciclovias são possíveis, como a Avenida Carlos Cavalcanti, Avenida Souza Naves e Ernesto Vilela, por exemplo”.

Migliorini Filho comenta que até, o final deste ano, todas as rotas – transformadas em projetos – serão encaminhadas à Secretaria de Planejamento. “Já temos alguns profissionais que se prontificaram a desenvolver esses projetos. Nosso objetivo é garantir que as mudanças que devem ser aplicadas no trânsito de nossa cidade também contemplem o incentivo ao uso da bicicleta, através da existência de ciclovias”. (L.A.)

Fonte: Diário dos Campos, 11/10/2011 (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário