23 de set de 2011

24 de setembro - Dia Mundial sem Combustíveis Fósseis

Caros amigos,

Depois de tanta espera, está chegando o grande dia!

Na verdade, no extremo leste do planeta, o Moving Planet está quase começando. Na praia de Bondi, Austrália, centenas de pessoas estão montando suas pipas com “Sim às 350” para manifestar apoio à criação de uma legislação de baixo carbono para o país. Funafuti, capital de Tuvalu, ameaçada pelo aumento do nível do mar, está se preparando para um dia com simulações de emergência e aulas de natação no mar.

Onde quer que você esteja, as pessoas também estão se preparando para esse dia. Essa será uma das maiores mobilizações que já aconteceram, do moinho de vento desenhado com os corpos das pessoas em Paris, passando pela dança com energia solar em Kiev, até a bicicletada gigante contornando a capital do estado de Maryland nos Estados Unidos.

Você pode encontrar a ação mais perto de você pesquisando no mapa:


Mas não vá apenas ao evento – leve alguns minutos para divulgar as ações e demandas deste dia para todas as suas redes e mobilize o maior número de pessoas que puder. Você pode divulgar as ações no Facebook e no Twitter com apenas alguns cliques.

Durante seu evento, tire fotos com a sua máquina fotográfica ou com o seu celular. Nós precisamos destas imagens para mostrar ao resto do mundo. Nós precisamos mostrá-las para a mídia global para divulgarmos o nosso movimento. Nós precisamos mostrá-las para os líderes políticos para demonstrar que nós somos uma força emergente. E nós precisamos mostrá-la para cidadãos do mundo inteiro, para inspirá-los a agirem também.

Portanto, depois que você for a um evento, corra até um computador e mande a sua melhor foto em um arquivo anexo para photos@moving-planet.org. (Coloque a sua cidade e o seu país no assunto do email!)

As ações vão inspirar mudanças locais: novas ciclovias e ciclofaixas e leis de energia renovável, por exemplo. Mas ao conectar pessoas no mundo real, cara a cara, nós também podemos garantir que elas nos ajudem a construir o poder global que poderá desafiar a indústria dos combustíveis fósseis.

Você fará parte de algo muito grande amanhã – talvez a maior e mais disseminada ação que você já participou. Lembre-se que o que você estiver sentindo, ao redor do mundo muitas outras pessoas estarão sentindo o mesmo, fazendo a mesma coisa, sonhando com o mesmo futuro.

Em frente,

Bill McKibben por toda a equipe da 350.org




A 350.org está construindo um movimento global de bases para resolver a crise de clima. As nossas campanhas online, organização de bases, e ações públicas de massas são conduzidas de baixo para cima por milhares de organizadores voluntários em mais de 188 países. Junte-se a nós no Facebook, curtindo nossa página em https://www.facebook.com/350Brasil e siga-nos no Twitter visitando http://twitter.com/350brasil. Para aderir à nossa lista (pode ser que você tenha recebido este e-mail porque um amigo repassou), vá até http://www.350.org/signup. A 350.org precisa da sua ajuda! Para ajudar o nosso trabalho, faça uma doação segura online em http://350.org/donate.

O que é 350? 350 é o número que os principais cientistas dizem ser o limite máximo de segurança para a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Os cientistas medem o dióxido de carbono em "partes por milhão" (ppm), por isso 350ppm é o número abaixo do qual a humanidade tem de chegar o mais rápido possível para evitar mudanças climáticas descontroladas. Para lá chegar, precisamos de um tipo diferente de PPM - "people powered movement", um movimento feito de pessoas como você em cada canto do planeta.

Um comentário: