14 de fev. de 2011

As "Ciclovias" de Ponta Grossa

Ponta Grossa possui duas "ciclovias", se é que se pode chamar assim. Uma delas fica no Contorno Leste. De um lado, foi construída a ciclovia, porém não há calçada. No lado oposto, não há ciclovia e nem tampouco uma calçada. Dessa forma, os pedestres são obrigados a caminharem pela ciclovia. Além disso, esta encontra-se em péssimo estado de conservação. A segunda ciclovia está localizada no bairro Santa Mônica, porém em mau estado de conservação.

Por outro lado, o planejamento de uma estrutura cicloviária deve considerar não somente as ciclovias e/ou ciclofaixas. Em Ponta Grossa, mesmo que se queira usar a bicicleta para ir ao centro da cidade, por exemplo, o ciclista depara-se com a falta de bicicletários  e paraciclos. Também há a necessidade de se planejar um sistema de transporte onde a bicicleta esteja integrada ao transporte coletivo, como vem acontecendo em várias cidades do Brasil.

A melhoria das condições cicloviárias só será possível com a mobilização da sociedade. Junte-se ao nosso movimento!

"Ciclovia" no Contorno Leste

5 comentários:

  1. Precisamos nos organizar para pedir melhorias, tem muita gente que anda de bike em PG, precisamos espalhar essa idéia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Você tem razão, temos que nos organizar para reivindicar o que nós temos direito. Divulgue o nosso movimento para as pessoas que você conhece, esse é o único jeito de vermos as mudanças acontecerem

    ResponderExcluir
  3. Precisamos sim de um sistema cicloviário em Ponta Grossa! Mais que na hora! Tanto para o trabalhador, assim como pra o esporte e recreaçao,,numa cidade do porte de Ponta Grossa é surpreenente que não tenhamos algo tão importante para a mobilidade e desenvolvimento sustentável da nossa tão amanda cidade!! Fica Aqui o manifesto em PROL DAS CICLOVIAS EM PONTA GROSSA, EU QUERO!! TODOS PRECISAM!! A CIDADE E O PLANETA AGRADECEMM!! Saudaçoes a turma do pedal!
    ATHON GALLERA ( musico, cidadão consciente e biker)

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Athon!

    Precisamos nos mobilizar! Divulgue o movimento ProcicloviasPG para os músicos e bikers de Ponta!

    ResponderExcluir
  5. eu concordo,se todos nós decidirmos trocar a os transportes poluentes pela bike poluia menos,sem contar que com a bike é muito mais pratico ,porque se voce precisa de em algum lugar não precisa gastar gasolina para ir de carro esem contar que voce fica em forma

    ResponderExcluir