12 de jul. de 2011

O debate sobre o PIB: "estamos fazendo a conta errada"

Ladislau Dowbor (*)

"Crescer por crescer, é a filosofia da célula cancerosa" - Banner colocado por estudantes, na entrada de uma conferência sobre economia.

menos saúde => mais PIB
PIB, como todos devem saber, é o produto interno bruto. Para o comum dos mortais que não fazem contas macroeconômicas, trata-se da diferença entre aparecerem novas oportunidades de emprego (PIB em alta) ou ameaças de desemprego (PIB em baixa). Para o governo, é a diferença entre ganhar uma eleição e perdê-la. Para os jornalistas, é uma ótima oportunidade para darem a impressão de entenderem do que se trata. Para os que se preocupam com a destruição do meio-ambiente, é uma causa de desespero. Para o economista que assina o presente artigo, é uma oportunidade para desancar o que é uma contabilidade clamorosamente deformada.

Ver tudo aqui.



Neste contexto não é difícil entender porque os governos das cidades - leia-se: PREFEITOS - não gostam de estimular meios mais eficientes de transporte. Transportes que não poluem, que são bons para a saúde, bons para o meio-ambiente, etc., simplesmente não ajudam a economia. É uma vergonha e uma imoralidade que o nosso sistema econômico leve a isso, mas é isso mesmo. Este é o motivo pelo qual o nosso planeta está sendo explorado da maneira como vem sendo explorado nestes últimos 150 anos.

Cansado disso?
http://www.youtube.com/watch?v=2qimcfvZlbU

Cloter
Integrante do Movimento ProCicloviasPG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário