Como está distribuido o uso da bicicleta no Brasil?
Alguns números:
Alguns números:
- Frota nacional: 60 milhões de bicicletas
- Produção anual: 5 milhões de bicicletas (2004)
- Ciclistas usuários por dia no Brasil: 24 milhões
- 53% para transporte
- 29% para uso infantil
- 18% para lazer e esporte
(Fonte: ABRACICLO)
A foto abaixo representa aqueles que usam suas bicicletas para transporte, ou seja, mais da metade dos ciclistas brasileiros.
Bicicleta usada para transporte e pequenas distâncias |
Este é o público principal para o qual o Movimento ProCicloviasPG deverá continuar trabalhando, ou seja, melhorar as condições de segurança para aqueles que usam a bicicleta para: trabalho, escola, universidade, pequenas compras, tarefas diárias próximas da residência, passeios curtos com amigos e familiares.
Os atletas e desportistas em geral, que são menos de 18% dos usuários, atingem distâncias muito maiores, da ordem de 50 quilômetros ou mais, pedalam fora da região central e não são os típicos usuários da estrutura cicloviária urbana. Eventualmente os atletas e desportistas fazem uso da estrutura cicloviária quando estão a caminho das saídas da cidade, porém as ciclofaixas, ciclovias, para-ciclos, bicicletários são tipicamente utilizadas pelo ciclista comum em seus afazers diários e em deslocamentos curtos. Muitas das bicicletas dos atletas e desportistas custam R$5.000,00 ou mais e não é seguro deixá-las nos bicicletários presas apenas com um cadeado. Esse problema ocorre também na Europa, onde, em países como França e Holanda, os ciclistas urbanos usam bicicletas mais velhas e até com pintura riscada para não chamar a atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário