"Em
depoimentos na Comissão de Direitos Humanos e Legislação
Participativa, do Senado, vários especialistas em mobilidade urbana
comentam sobre a crise de mobilidade pela qual o País vem passando,
e destacam as oportunidades para o transporte público no país.
Ver link abaixo para a matéria do Senado |
Ernesto
Galindo, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, apontou que
o transporte individual não consegue ser eficiente no uso do espaço
público, no uso energético e na redução de acidentes, como o
transporte público consegue.
O
coordenador do MDT, Nazareno Affonso, destacou a Lei da Mobilidade
Urbana (Lei 12.587/2012), em vigor desde abril, a qual institui as
diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e prevê
prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os
motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o
transporte individual motorizado. Essa lei determina a integração
entre os modos e serviços de transporte urbano e a mitigação dos
custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas
e cargas na cidade. Com a nova política, as prefeituras deverão
definir regras do transporte urbano local e o governo federal poderá
aportar recursos para iniciativas que atendam as diretrizes da Lei de
Mobilidade.
Convidamos
todos para participar da discussão e contribuir, acessando os textos
e vídeos em:
http://prociclovias.blogspot.com.br/"
Artigo do ProCiclovias veiculado no Jornal da Manhã, dia 06/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário