Perto do dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro em todo mundo, uma inciativa de ciclistas de Curitiba, no Paraná, deixou vereadores numa saia justa. É que uma campanha de iniciativa popular, que pretende reunir assinaturas para o estabelecimento de políticas públicas para os ciclistas da cidade, chegou à marca de 8 mil votos nesta semana. É a magrela provando que tem mais legitimidade do que 58% dos vereadores curitibanos que, nas últimas eleições, em 2008, não chegaram a alcançar a marca que o projeto conquistou até agora. Dos 38 representantes da população curitibana eleitos, apenas 16 tiveram mais que 8 mil votos – outros 22 não ultrapassaram os 7 mil.
O projeto ainda precisa de 65 mil assinaturas (de pessoas com domicílio em Curitiba), o equivalente a 5% do eleitorado da cidade, para seguir para a Câmara Municipal e ser votada.
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O blogueiro Alexandre Costa do Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, conta em sua coluna “Ir e Vir de Bike” que um terço das votações na Câmara neste ano “foi relativo a nomeação de ruas e logradouro públicos – muitas das quais com nomes de tios, primos e avós dos próprios vereadores.”
A Lei da Bicicleta (Lei da Mobilidade Urbana Sustentável), que institui a bicicleta como modal de transporte regular, estabelece que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclo-faixas e ciclovias no modelo funcional, interconectando o Centro da Cidade (em Curitiba as ciclovias ligam os parques em modelo turístico).
O projeto também prevê a instalação de Bibicletários em pontos estratégicos da cidade como terminais de transporte coletivo, prédios públicos (municipal, estadual e federal), estabelecimentos de ensino, estabelecimentos comerciais, praças públicas de grande circulação do centro da cidade.
Outro ponto é a sensibilização para a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte e, também, que seja criado um roteiro turístico para conhecer Curitiba de bicicleta e a implementação de sistema de locação de bicicletas a exemplo do SAMBA (Solução Alternativa para a Mobilidade por Biciletas de Aluguel), a exemplo das cidades do Rio de Janeiro, Blumenau e João Pessoa.
Matéria original aqui.
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